domingo, 22 de novembro de 2009

A Sereia (expansão textual)

Era uma vez um rapaz que vivia numa ilha deserta. Certo dia, estava no mar e encontrou uma sereia e beijou-a. Transformou-se num peixe e foi viver com ela para o mar.

A Sereia

Era uma vez um rapaz que vivia no meio de uma ilha deserta.
O rapaz fazia parte da tripulação de um barco de pesca. Os colegas não gostavam muito dele e, no meio do Oceano Atlântico, empurraram-no e deitaram-no ao mar.
Ele chama-se Rodrigo e era magro e giro.
O Rodrigo passava o seu tempo a desenhar caras nos cocos e a ver as sereias a saltarem no mar.
Ele pescava peixe fresquinho para comer e dormia em cima das árvores.
Havia uma sereia que ele admirava e que achava muito especial. A sua cauda era azul e rosa e ela saltava muitíssimo alto.
Certo dia, ele viu-a na praia, na areia. Como as sereias Como as sereias não podem estar fora de água, o Rodrigo correu para a salvar. Pegou nela ao colo e levou-a para o mar.
A sereia, para agradecer este gesto carinhoso, deu-lhe um beijo. Foi então que, de repente, o Rodrigo se transformou em peixe.
Uma vez peixe, ele nunca mais pôde regressar à ilha e passava o seu tempo com a sereia. Ela chamava-se Vitória e era muito bonita e elegante.
Passado algum tempo, a sereia e o Rodrigo apaixonaram-se e decidiram casar. Ela levou-o ao seu palácio e apresentou-lhe os seus pais. Ele estava muito envergonhado.
Começaram, assim, a preparar as coisas para a sua casa e para o casamento.
No mês de Outubro casaram-se e passaram a viver juntos, depois de terem gozado uma maravilhosa lua-de-mel no Paraíso dos Sonhos. Tiveram três filhos e viveram felizes no seu mundo aquático.

Oficina de PLNM e 4.ºC

Sem comentários: